A Consulmat

A CONSULMAT é uma organização empresarial no segmento da ciência e tecnologia dos materiais, voltada ao serviço de apoio às atividades acadêmicas de pesquisa e desenvolvimento, bem como suporte às tecnologias empregadas nos processos industriais.

A CONSULMAT nasceu em São Carlos (reconhecida como Capital da Tecnologia) em 2004. Por desenvolver grande volume de atividades científicas e tecnológicas com as universidades, centros de pesquisa e empresas nacionais e multinacionais localizadas em seu entorno, possui o privilégio de contar com o apoio estratégico de laboratórios e pesquisadores altamente qualificados do amplo espectro das ciências e tecnologias com as quais está envolvida.

O domínio do conhecimento de seus colaboradores constitui-se no cerne do modelo de negócios da empresa, resultando na geração de produtos e processos característicos em síntese, composição e aperfeiçoamento de materiais, sejam eles nos estados sólido, líquido, gasoso ou plasma.

O objetivo de negócios está na oferta de soluções em tecnologia de materiais, prontas para serem referenciadas em projetos de pesquisa e desenvolvimento acadêmicos ou tecnológico-industriais, bem como no suporte às políticas de garantia de qualidade através da geração de padrões de referencia para produção.

As instalações e laboratórios da empresa foram projetados e montados de forma a atender exigências normativas e serem adequados às sínteses e processamentos físico-químicos. Salas de manipulação classificadas garantem a ausência de contaminação nos materiais durante seu processamento. Os ensaios e testes de caracterização necessários para cada material ou processo desenvolvido são executados em laboratórios de instituições credenciadas de acordo com as especificações da CONSULMAT. 

O foco de negócios da CONSULMAT é disponibilizar soluções em tecnologia dos materiais assim como seus respectivos processos de obtenção, fornecendo padrões de referência, para atividades acadêmicas e industriais, especialmente voltado para  necessidades das áreas de Saúde e do Meio-Ambiente, dois importantes campos intimamente ligados.

Neste espectro a CONSULMAT desenvolve produtos voltados para Saúde, denominados BIOMATERIAIS.

A CONSULMAT entende como a melhor tradução para BIOMATERIAL e ECOMATERIAL as seguintes definições:

BIOMATERIAL:

“Qualquer substância, excetuando-se as drogas, que pode ser usada, por qualquer período de tempo, como parte de um sistema que trata, aumenta ou substitua quaisquer tecidos, órgãos ou funções do corpo, devendo satisfazer dois requisitos essenciais que geram a capacidade de desempenhar apropriadamente a função desejada com a necessária aceitação pelo organismo: biocompatibilidade e biofuncionalidade.”

 

Missão

“Atender ao mercado, através da otimização da relação entre especialistas, instituições, indústrias, distribuidores e equipe comercial,  em busca  da qualidade e adequação ao uso de seus serviços, visando a total satisfação e segurança na saúde e ambiente, que constituem os usuários finais das soluções tecnológicas oferecidas pela CONSULMAT.”

Pesquisadores

CONSULMAT é composta por pesquisadores e tecnologistas na condição de colaboradores, associados, ou sócios. Todos os profissionais têm formação acentuadamente técnica com vivência internacional e documentada curricularmente na plataforma Lattes do site do CNPq, que pode ser analisada clicando sobre o nome do profissional.

 

Francisco José Correa Braga

Francisco José Correa Braga

Engenheiro de Materiais

Engenheiro de Materiais (Universidade Federal de São Carlos /1974), mestre em Ciências dos Materiais (Instituto Militar de Engenharia /1977), especialista em Administração Financeira (Instituto Salesiano Dom Bosco /1987) e doutor em Química (Universidade Estadual Paulista /2007). Após mestrado, iniciou carreira profissional na área acadêmica como pesquisador do IPEN. Participou do grupo de fluência mecânica da University of Southern California (1979/1981). Atuou na engenharia Industrial em empresas como Pirelli e Alcoa nas décadas de 1980 e 90. Exerceu as funções na Gerência de Nacionalização de Projetos e Assessoria em Materiais da Presidência no programa nuclear da Marinha do Brasil. É consultor em engenharia de materiais em empresas eletro-mecânicas e fabricantes de implantes orais. Fundou as empresas CONSULMAT (www.consulmat.com.br), CRITERIA (www.criteria.com.br) e BIONZ (www.bionz.pt) todas voltadasà tecnologia para a saúde. Foi professor em cursos de Engenharia de Produção e de Administração de Empresas nas Universidades: UFSCar, UNIP, UniABC, e Faculdades Trevisan. Foi pesquisador (aposentado) em Biomateriais no Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais do IPEN de 1995 a 2014. Lançou em 2015 pela Editora ARTLIBER o livro MATERIAIS APLICADOS À MEDICINA E ODONTOLOGIA: FÍSICO-QUÍMICA E RESPOSTA BIOLÓGICA.

Antônio Carlos da Silva

Antônio Carlos da Silva

Engenheiro de Materiais

Possui graduação em Engenharia Química – Faculdades Oswaldo Cruz (1992), mestrado em Tecnologia Nuclear – Materiais, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2004) e Doutorado em Ciências – Tec. Nuclear – Materiais, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2008). Realizou pós doutoramento no mesmo instituto (2009) Foi Bolsista Capes/Finep como pós-doutorando, atuando na empresa CONSULMAT – Produtos técnicos indústria e comercio Ltda. (2009), tendo como tema os biomateriais. Atualmente é pesquisador colaborador (voluntário) no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e Gerente de Pesquisa e desenvolvimento da empresa CONSULMAT – Produtos técnicos indústria e comercio Ltda. além de ser responsável técnico pela mesma. Atuou como Professor Doutor Titular da Universidade Ibirapuera. Possui experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Vidros, Biomateriais, Cerâmica e Cimento Portland, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura de Vidros, Projeto de composição e formulação de materiais vítreos, Cinética de dissolução e fenômenos de transporte em vidros, Estudo da estrutura de materiais vítreos, Incorporação de metais em materiais vítreos, Bio-vidros, Bio-compósitos cerâmicos, Biocerâmicas, Vidros Biocidas, Reciclagem, Inertização de resíduos em vidros, espectrofotometria de infra-vermelho e células a combustível. Atua ainda como Professor Universítario em disciplinas relacionadas as engenharias, arquitetura e gestão empresarial.